quinta-feira, 20 de setembro de 2007

CARTA AO LEITOR

Nao sei o que eu fiz, mas a minha outra postagem sumiu.
Solange, conforme seu comentário, nao são copias da internet, sao informações retiradas da internet.Dados os quais sem pesquisar nao saberia e como foram classificadas "cópias" resolvi tirar parte das informações. E creio que TV digital seja um tema voltado à comunicação, ja que foi sugerido uma pauta sobre este assunto. Li várias "carta ao leitor" da revista Exame, para tentar identificar essa linguagem, vamos ver se dessa vez deu certo.



Uma nova era.

Há muito tempo no Brasil, o atraso tecnológico em relação aos outros países rondam os corredores dos principais veículos de comunicação. Surgiu então, a iniciativa de implantar a tv digital, onde algumas das vantagens são a recepção de sons e imagens com maior qualidade e a criação de novos canais. Os prós e contras dessa nova fase da tecnologia brasileira fazem parte das pesquisas realizadas, durante o desenvolvimento dessa nova idéia. Desde que começou a falar da tv digital, o governo federal já retirou verba do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, para investir na criação de equipamentos e no desenvolvimento desse novo padrão de tv. De acordo com o governo, universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas, contam com pesquisadores e técnicos para desenvolverem o projeto. Os modelos que foram analisados, o americano ATSC, o DVB que é europeu e o ISDB que vem da tecnologia japonesa, o qual foi considerado o melhor, não superaram as expectativas das emissoras de televisão, mas serviram de base para o desenvolvimento de um modelo aqui no Brasil.
Inicialmente, não será necessário trocar os aparelhos, já que serão desenvolvidos adaptadores para receber essa transmissão digital, que poderão ser usados por aproximadamente dez anos e quem não adquirir o conversor de sinais, continuará recebendo a transmissão analógica por esse mesmo período. Há quem diga que essa inovação tecnológica irá gerar exclusão, outros acreditam nessa nova idéia, o resultado dessa nova empreitada só será visto após sua implementação.


Por Elyne Nobre de Moura

Um comentário:

Soll disse...

Elyne,

Esclarecendo, mais uma vez, são consideradas cópias as partes ou frases de um texto já publicado. Então, se você tiver copiado uma "frase" do wikipédia, por exemplo, sem colocar entre aspas e sem citar a fonte será uma cópia. certo?

Quanto a esta versão da Carta ao Leitor, percebo que não há algumas características importantes no gênero textual que não foram observadas.

Assim, sugiro novas leituras e um exercício que publicarei no próximo post.

Você é capaz!

abraços,

Solange