sábado, 13 de outubro de 2007

Jornalismo de Revista - sempre em construção: CARTA AO LEITOR - Leia Aqui!


Poluição de ofertas

Por Douglas Bonfim

Dizem que é para chamar atenção, outros reclamam que, justamente, tiram a atenção de quem dirige e, além disso, sujam e poluem visualmente a cidade. Com certeza você já viu muitos por aí. Iluminados e com alta tecnologia, ou mais simples, sustentados por estruturas de madeira. Estou falando dos outdoors, uma palavra do vocabulário inglês, aliás, mais uma incorporada ao nosso cotidiano, para designar o termo mídia externa.

Pode se dizer que o outdoor, traduzindo para o português, placa de publicidade, foi uma das primeiras estratégias para atrair possíveis clientes. Para se ter uma idéia, antes de Cristo, na Mesopotâmia, comerciantes de vinho anunciavam suas ofertas com descrições nas pedras. Os gregos também abusavam da criatividade para vender, trocar e comercializar suas mercadorias.

Dia desses, li num dos jornais mais vendidos da cidade que o Governo do Distrito Federal ganhou na justiça o direito de retirar os outdoors, ou frontlights, próximos ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek. As 13 estruturas pareciam já fazer parte do local. Mas, temos que concordar, agora ficou muito melhor. A Infraero que alugava a área, dessa vez, por enquanto, não recorreu da decisão.

Essa categoria de mídia sem dúvidas gera muitos empregos. Porém, não acredito que JK, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa pensaram Brasília com suas obras esculturais tampadas pelas promoções das Casas Bahia. Na verdade, os monumentos, prédios e obras de arte não deixam de ser outdoors, pois expõem e divulgam a arte e a beleza de uma cidade projetada para ser a capital de todos os brasileiros.

A idéia do pessoal da publicidade talvez não seja poluir e causar acidentes, mas de, assim como suas demais categorias, tem o mesmo objetivo, provocar sensações, inquietações e com isso conseguir vender seus produtos.

O problema é que existem muitas empresas que têm o mesmo foco. Contudo, uma coisa ninguém pode negar: que é interessante, ah! Isso é. Quantas pessoas já não se imaginaram nas ilhas do Caribe, dirigindo o novo Vectra GT, deitado ao lado da mulher capa da última Playboy ou cabendo dentro daquele lingerie da C&A?

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