sábado, 28 de março de 2009

sugestões de pauta

Queridos,

postem aqui sugestões de pauta para nossa revista de saúde e meio ambiente.

bjs
_________________________


update:

CADA aluno deverá individualmente (valendo nota) entregar TRÊS sugestões de pauta na aula do dia 27/03/2009 contendo, cada uma, os itens abaixo:


1) Cabeçalho: Onde devem estar contidos o nome do redator, a data em que foi elaborada a pauta, a retranca (duas palavras que indiquem o tema da pauta) e a fonte (de onde foram tiradas as informações para a pauta).

2) Tema: Sobre o que se trata a pauta.

3) Histórico/Sinopse: Você deverá escrever em poucas linhas (média de 15 linhas) em linguagem radiofônica um resumo dos fatos que levaram esse tema a se justificar como assunto de uma pauta jornalística. Esse material é muito importante para situar o repórter e porque poderá ser utilizado por ele para o lide e/ou cabeça da matéria. Para reportagens especiais pode-se inserir mais informação.

4) Enfoque/Encaminhamento: Qual será o direcionamento a ser dado na matéria, ou seja, com base no histórico exatamente o que o pauteiro quer que seja desenvolvido pelo repórter. Indique para o repórter. Este item é que irá definir as suas sugestões de perguntas.

5) Fontes: Para se obter as informações sobre o tema da matéria é fundamental que o pauteiro apresente as fontes para a reportagem, ou seja, as pessoas que serão entrevistadas pelo repórter. Nesse caso, além do nome e do cargo/função da pessoa, deve constar na pauta o endereço e todos os telefones possíveis para contato.

6) Sugestões de perguntas: Como o nome já dia são sugestões a serem seguidas pelo repórter. Mas lembre-se uma pauta não é uma camisa de força. O repórter tem toda liberdade de questionar o entrevistado sobre outras questões que considerar importante naquele momento.

7) Anexos: Caso o pauteiro tenha feito alguma pesquisa ou possua recorte de jornal/revista ou texto retirado da internet poderá anexar na pauta.

______________

Lembretes:

a) As pautas que serão apresentadas (impressas) na próxima aula 3/4 devem seguir ao planejamento: uma grande reportagem, uma matéria simples informativa, um texto alternativo.

b) A grande reportagem deve ter no mínimo 3 especialistas/fontes e 3 personagens/exemplos. A apuração deverá ser criteriosa e aprofundada em relação ao tema. O texto final, editorado com fotos, deverá ficar entre 3 e 8 páginas.

c) A matéria simples, de cunho informativo, não ultrapassará uma página (com foto ou ilustração).

d) O terceiro texto, "alternativo", pode ser de gênero variado. São eles: linha do tempo, perfil, entrevista, ping-pong, crônica, conto, charge, foto-legenda, coluna, artigo, tirinhas/quadrinhos, poesia, cordel... desde que tratem de assuntos relacionados à saúde ou ao meio ambiente.

________________

postem aqui as PAUTAS para aprovação.

18 comentários:

Anônimo disse...

Para a publicação da revista Viva Bem! pesquisamos as sequintes revistas:
Saúde e Meio ambiente
Revista saúde em destaque
Involverde
Revista filantrópia 1
Revista in line
Revista Interfacehs.
Sugestões de pautas:
Rémedios para obesidade;
Avanços de pesquisa de rémedios
extraidos de plantas da amazônia;
Transgênicos;
Aquecimento global e degelo acelerado da Antártida;
Mudanças climáticas
Tinta prejudicial para saúde e meio ambiente, tinta latéx menos poluente.
Lorraine nava e Daniele Sobreira.

Anônimo disse...

Sugestão de pauta:

Pratos Saudáveis
Economizar o dinheiro e preservar o planeta
Os perigosos produtos químicos tóxicos escondidos nos materiais de limpeza
Férias Ecológicas (passeio sem agredir o meio ambiente)


Luciana e Elainy

Anônimo disse...

Pautas:
- Saúde:
1. Irradiação Solar no DF (perigos para pele)
2. Planos de saúde

- Meio Ambiente:
1. A Hora do Planeta (WWF)
2. Falta de chuva no DF

Karolline Soares / Rafael Pacheco

Anônimo disse...

Sugestões de pautas para a Revista Saúde & Meio ambiente

•Lixo / Reciclagem
•Política Ambiental
• Saneamento
•Educação Ambiental
•Estilo de vida
•Fumo
•Saúde dos dentes
•Ervas medicinais


Nome: Maressa e Adriana
7º semestre

Daiana Lima disse...

Sugestões de pauta para a revista Ambiente Saudável:

. Reciclagem do lixo e coleta seletiva pública;

. Reutilização de alimentos, receitas alternativas;

. Ecoturismo, lazer e descanso;

. Preservação ambiental, trabalhos de ongs;

. Tratamento com produtos naturais, cura de doenças que a medicina comum não tem;

. Aquecimento global x saúde, os efeitos da ação humana contra a natureza que traz malefícios para a saúde da sociedade;

Daiana Lima e Giuliana Costa

Anônimo disse...

Por Cida Barros

Ervas que curam: A ciência admite após estudos que as plantas do cerrado de Brasília, algumas muitas vezes plantadas no quintal de casa, podem trazer benefícios a saúde. Mas, os médicos recomendam que não devem ser usadas aleatóriamente ou seja, sem prescrição.
Exercícios físicos: como e quando começar atividade física.Médicos recomendam um check up ao iniciar e os horários recomendados devido a baixa umidade de Brasília.

Anônimo disse...

Algumas escolas estão incluindo nos currículos atividades de conscientização ambiental para crianças e adolescentes como um instrumento de promoção da cidadania e qualidade de vida.Esse trabalho pode ser importante para o futuro do Planeta? O La Salle Águas Claras e o Marista fazem uma campanha bastante ativa nesse sentido.

Priscilla Vasconcelos

Anônimo disse...

Renato Freitas

Sugestão de Pauta

O Parque Ecológico do Guará, será totalmente reestruturado o seu lago recuperado e arborizado com plantas e arvores vegetativas e frutiferas que enriquecerá a flora e a fauna do seu ambiente.

Anônimo disse...

Sugestão de pauta:

Podemos verificar a questão de como as mulheres do DF tem feito para previnir a osteoporose nos últimos meses.Conversaremos com um médico da área, e com duas personagens.

A degradação do meio ambiente do parque do Guará com as invasões de chacareiros. Poderemos procurar um ambientalista e com moradores.

A dificuldade que as mulheres das cidades satélites tem para conseguir marcar uma consulta ginecológica. As personagens podem ser mulheres que enfrentam filas de madrugada para tentar conseguir marcar uma consulta.

Os danos que a construção do Setor Noroeste causará para o meio ambiente. Pode-se fazer uma análise do antes e depois.

Ana Gabriela e Marta.

Anônimo disse...

Sugestão de nomes para a Revista:

Carta Consciência
S.O.S Consciência
Viva Melhor

Priscilla Vasconcelos

Anônimo disse...

Garrafas pets: lixo em transformação
ONGs e cooperativas que trabalham juntas na fabricação de móveis, objetos de decoração etc.

Câncer de mama - Atendimento nos hospitais públicos
A população do DF recebe tratamento adequado?

Andréa e Vânia

Daiana Lima disse...

Sugestões de nomes para a revista online sobre saúde e meio ambiente:
- Ecosaúde
- Viva Melhor
- Verde Saúde

Lorraine Nava disse...

Boa tarde Solange minhas pautas tartam dos seguintes assuntos:
-grande reportagem:Uso medicinal e nutricional da maconha.
-Matéria simples:Brasília tem o menor índice de fumantes do país, e existem 25 centros especializados no tratamento do fumante.
-terceiro texto: farei um quadrinho sobre o lobo-quará,maior mamiféro canídeo nativo da américa do sul, muito presente no cerrado e ameaçado de extinção.Na sexta levarei as pautas prontas!
Obrigado.

Lorraine Nava disse...

é tratam foi mal escrevi errado!

Unknown disse...

CRIME DE OPINIÃO ” DESIGNADA AUDIÊNCIA DE ATIVISTAS DO MOVIMENTO ANTI-INTERNAÇÃO MANICOMIAL

Por : Pettersen Filho

Há muitos anos envolvidas na Luta pelos Direitos Humanos , desde que elas mesmas, supostamente, foram Vitimas de uma Internação Involuntária em Clinica Psiquiátrica, que as teriam lançado no acometimento de Transtorno Pós - traumatico , por cerca de dois anos, num caso, Zulmira Fontes, e que culminou na Morte da Filha da outra, Nercinda Heiderich, as Blogueiras, e Ativistas Políticas do Movimento Anti-internaçaõ Manicomial de Cachoeiro do Itapemirim/ES, tiveram Audiência de Conciliação designada para o próximo Dia 10/12, naquela Cidade, onde, também, já haviam sido, num dos casos, Zulmira Fontes, determinadas a retirar do seu Blog http://zuzufontes.blogspot. com/ “ toda e qualquer divulgação das informações e imagens veiculadas ... ” relativo ao Senhor Sebastião Ventury Baptista (Clinica Psiquiatrica Santa Izabel), quem move contra si Queixa - Crime na Quarta Vara Criminal da Cidade.

A “ Decisão ” exarada pela MM.Juiza Kelly Kiefer, em 19/08/010, via Carta Precatória para a Comarca de Marataizes/ES, onde atualmente reside Zulmira, impunha, inclusive, Multa Diária de R$500,00 em caso de descumprimento.

Sendo, no entanto, uma espécie “ Prematura ” de Antecipação de Juízo, a que é permitido ao Magistrado , tão logo receba o Processo, a pedido da Parte, uma vez se convença da procedência da reclamação, a Queixa - Crime , na verdade, se presta a, em tese, repreender a possível Conduta Delituosa da Querelada, Zulmira Fontes , em razão do Querelante, Sebastião Baptista, quem, para melhor esclarecimento, trata-se do proprietário da Clinica Psiquiátrica Santa Izabel , naquela Cidade, a real interessada no deslinde da questão, onde persistem internados mais de Quatrocentos Pacientes com distúrbios, ou não, mentais.

Conhecidas nacionalmente como Ativistas Políticas , e por seu Blog , voltado à Luta contra a Internação Manicomial , como regra, pelo menos, Zulmira é, também, Autora de Abaixo Assinado Eletrônico pela Legislação de Lei que resguarde o Direito a Acompanhante ao Interno em Manicômio no Site http://www.abaixoassinado.org/ assinaturas/abaixoassinado/ 6433 , que, ora, com a Decisão Judicial , diante da iminência da Audiência, 10/12, e de tão sobrepesada Multa / Diária , até por acatamento a Ordem Judicial, se viu obrigada a retirar do seu Blog as denúncias que faz contra a tal Clinica Santa Izabel, segundo ela, entidade com fins lucrativos que atende pelo SUS – Sistema Único de Saúde, onde estariam, ainda, segundo ela, ocorrendo várias irregularidades, conforme transcreve em e-mail repassado a sua lista, com esclarecimentos que teriam sido prestados pelo próprio Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) , que, endossariam parte das suas Denúncias.

Decisão Liminar, aparentemente tosca, já que proferida ainda em fase de Antecipação de Tutela em Juízo Penal, quando deveria ser versada, salvo melhor juízo, em Esfera Cível , em propicia Ação Cautelar , independente de que procedam as tais graves denúncias perpetradas por Zulmira , e Nercinda, quem alega haver perdido a vida da sua Filha naquela Instituição, por supostos Maus tratos e Negligência, ademais, fere, a decisão original, o próprio principio do Direito de Opinião, e a mais elementar Liberdade de Imprensa , assegurados a todo e qualquer Cidadão brasileiro.

Unknown disse...

CRIME DE OPINIÃO ” DESIGNADA AUDIÊNCIA DE ATIVISTAS DO MOVIMENTO ANTI-INTERNAÇÃO MANICOMIAL

Por : Pettersen Filho

Há muitos anos envolvidas na Luta pelos Direitos Humanos , desde que elas mesmas, supostamente, foram Vitimas de uma Internação Involuntária em Clinica Psiquiátrica, que as teriam lançado no acometimento de Transtorno Pós - traumatico , por cerca de dois anos, num caso, Zulmira Fontes, e que culminou na Morte da Filha da outra, Nercinda Heiderich, as Blogueiras, e Ativistas Políticas do Movimento Anti-internaçaõ Manicomial de Cachoeiro do Itapemirim/ES, tiveram Audiência de Conciliação designada para o próximo Dia 10/12, naquela Cidade, onde, também, já haviam sido, num dos casos, Zulmira Fontes, determinadas a retirar do seu Blog http://zuzufontes.blogspot. com/ “ toda e qualquer divulgação das informações e imagens veiculadas ... ” relativo ao Senhor Sebastião Ventury Baptista (Clinica Psiquiatrica Santa Izabel), quem move contra si Queixa - Crime na Quarta Vara Criminal da Cidade.

A “ Decisão ” exarada pela MM.Juiza Kelly Kiefer, em 19/08/010, via Carta Precatória para a Comarca de Marataizes/ES, onde atualmente reside Zulmira, impunha, inclusive, Multa Diária de R$500,00 em caso de descumprimento.

Sendo, no entanto, uma espécie “ Prematura ” de Antecipação de Juízo, a que é permitido ao Magistrado , tão logo receba o Processo, a pedido da Parte, uma vez se convença da procedência da reclamação, a Queixa - Crime , na verdade, se presta a, em tese, repreender a possível Conduta Delituosa da Querelada, Zulmira Fontes , em razão do Querelante, Sebastião Baptista, quem, para melhor esclarecimento, trata-se do proprietário da Clinica Psiquiátrica Santa Izabel , naquela Cidade, a real interessada no deslinde da questão, onde persistem internados mais de Quatrocentos Pacientes com distúrbios, ou não, mentais.

Conhecidas nacionalmente como Ativistas Políticas , e por seu Blog , voltado à Luta contra a Internação Manicomial , como regra, pelo menos, Zulmira é, também, Autora de Abaixo Assinado Eletrônico pela Legislação de Lei que resguarde o Direito a Acompanhante ao Interno em Manicômio no Site http://www.abaixoassinado.org/ assinaturas/abaixoassinado/ 6433 , que, ora, com a Decisão Judicial , diante da iminência da Audiência, 10/12, e de tão sobrepesada Multa / Diária , até por acatamento a Ordem Judicial, se viu obrigada a retirar do seu Blog as denúncias que faz contra a tal Clinica Santa Izabel, segundo ela, entidade com fins lucrativos que atende pelo SUS – Sistema Único de Saúde, onde estariam, ainda, segundo ela, ocorrendo várias irregularidades, conforme transcreve em e-mail repassado a sua lista, com esclarecimentos que teriam sido prestados pelo próprio Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) , que, endossariam parte das suas Denúncias.

Decisão Liminar, aparentemente tosca, já que proferida ainda em fase de Antecipação de Tutela em Juízo Penal, quando deveria ser versada, salvo melhor juízo, em Esfera Cível , em propicia Ação Cautelar , independente de que procedam as tais graves denúncias perpetradas por Zulmira , e Nercinda, quem alega haver perdido a vida da sua Filha naquela Instituição, por supostos Maus tratos e Negligência, ademais, fere, a decisão original, o próprio principio do Direito de Opinião, e a mais elementar Liberdade de Imprensa , assegurados a todo e qualquer Cidadão brasileiro.

Ronaldo disse...

da uma olhada

http://aventuratransiberiana.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Boa Noite!

Primeiro muito prazer, me chamo Adrian Lamo e hoje trouxe a minha sugestão de pauta. Hoje certamente muitas pessoas sentem medo pelos hackers, e crackers do mundo.Principalmente com os últimos atentados do grupo Anonymous, porém nem todos são hackers maus (crackers) ao contrário existem pessoas que lutam para que a internet brasileira ganhe segurança, afinal isso é um assunto que afeta a todos nós, por isso nós do grupo INURL Team tem um blog blog.inurl.com.br que tem o principal objetivo achar vulnerabilidades em sites importantes, porém ao invez de atacarmos e roubarmos informações, de imediato procuramos falar com os gerentes de TI dessas empresas, mostrando como estão vulneráveis e como eles podem resolver esses problemas, antes que pessoas com más intenções ataquem o site. o último dos nossos achados foi a www.casaruibarbosa.gov.br que já foi avisada sobre as falhas do site. Por isso acharia importante e interessante falar um pouco sobre isso. Abraços e estou a disposição caso necessário.